Na tarde desta terça-feira, (27), o Legislativo realizou Audiência Pública para discutir sobre o crescente problema da prática da “rabeira” e do vandalismo contra os ônibus do transporte público em Ribeirão Preto.
Participaram os vereadores Igor Oliveira (MDB), Paulo Modas (UNIÃO BRASIL) e França (PSB); além de membros do PróUrbano, Conselhos Tutelares I, II, e III, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Guarda Civil Metropolitana, Poder Judiciário e sindicato dos motoristas.
Segundo Igor “nos últimos 10 anos, houve 4 mortes, incluindo dois adolescentes de 12 anos, um jovem de 15 e outro de 17. Além disso, atos de vandalismo estão causando paralisação de ônibus, especialmente na região Norte, com 70 ocorrências registradas apenas em 2024”.
A reunião se desdobrou em três frentes: educativa, preventiva e repressiva. Na frente educativa, destaca-se a conscientização dos jovens nas escolas, principal público praticante da “rabeira”. A abordagem preventiva enfatizou a atuação conjunta das forças de segurança, como Polícia Militar, Guarda Civil e RP Mobi, para controlar práticas prejudiciais. E a frente repressiva busca agir com firmeza quando necessário, priorizando a preservação da vida dos jovens.
A Audiência Pública reforça a importância do diálogo e da cooperação entre diferentes setores da sociedade para encontrar soluções eficazes. As medidas propostas não apenas visam resolver questões imediatas, mas também estabelecer bases sólidas para a melhoria contínua da segurança no transporte coletivo em Ribeirão Preto.
Texto: Isabella Capuzzo - estagiária | Fotos: Thaisa Coroado