A população de Ribeirão Preto será beneficiada, em breve, com a criação de 42 novos cargos efetivos no setor de assistência social, aumentando de 86 para 128 o número de profissionais na área. Serão 48% de servidores a mais que o quadro atual, segundo dados do Projeto de Lei Complementar nº 39/2023, aprovado em agosto pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto.
Com as contratações, a prefeitura pretende resolver a defasagem das equipes e ampliar de nove para 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além da criação de um novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o processo de contratação já está em andamento. Entre janeiro e julho de 2023, mais de 33 mil pessoas foram atendidas nos centros de referência.
Esses equipamentos sociais são pontos de referência para a população em situação de vulnerabilidade, fornecendo apoio e orientação nas áreas de assistência jurídica, psicossocial e encaminhamentos para serviços especializados. As unidades também promovem ações de conscientização, capacitação e integração comunitária aos atendidos.
Texto: André Luís de Jesus/Fotos: Thaisa Coroado